Vidro na Construção: um verdadeiro teste de resistência antes da inauguração da maior ponte do mundo construída com vidro.

Esta é a prova de que com a correta utilização do vidro na construção é possível criar maravilhosos projetos. Concebida pelo arquiteto Israelita Haim Dotan, a ponte de Zhangjiajie na província chinesa de Hunan é um marco histórico na utilização do vidro na construção.

No vídeo em baixo poderá ver um teste feito em público por um jornalista da BBC

No entanto, conceber uma ponte com 430 metros de comprimento a 300 metros de altura, e que vai ser atravessada a pé por centenas de pessoas requer uma elevada segurança, para que não haja acidentes. Prevista para suportar o peso de aproximadamente 800 pessoas, os proprietários deste projeto decidiram convidar um jornalista da BBC, Dan Simmons para dar umas valentes marteladas numa placa de vidro igual à que é utilizada em todo o corredor da ponte.

O vídeo é bastante demonstrativo da capacidade de resistência ao impacto com uma marreta. Sendo composto por 3 camadas de vidro, após imensas “marretadas”, apenas a primeira camada sofreu danos e mostrou sinais evidentes dos impactos a que foi sujeito, tendo a 2ª e 3ª camada de vidro, ficado intocável.

Vidro na Construcão - Ponte em Hunan na China

Vista Aérea da Ponte em Vidro de Hunan na China.

Está prevista a utilização deste local único, também para a prática de “bungee jump” e para a realização de passagens de modelo.

A construção desta ponte foi igualmente um desafio mas decorreu sem problemas.

Vidro na Construcao - Ponte em Hunan na China

Esta é mais uma prova que a utilização do vidro nas construção possibilita uma integração mais harmoniosa com a natureza, elevada segurança entre outros fatores que abordaremos num próximo artigo.

Não está prevista a construção de nenhuma ponte deste género em Portugal 😆 , mas se necessitar de um orçamento para vidro plano a utilizar no seu projeto de construção ou remodelação, teremos todo o prazer em responder-lhe com o nosso orçamento para vidros e acessórios.

Contacte-nos!